BLOG

Coworking vale a pena para seu negócio? Descubra!

Coworking vale a pena para seu negócio? Descubra!

Os espaços de coworking surgiram para flexibilizar os locais de trabalho. Sejam os trabalhadores autônomos ou as empresas, muitos têm optado por esse modelo para baratear os gastos com aluguel, despesas e serviços e aumentar sua interação com outros profissionais.

Você já deve ter se perguntado se coworking vale a pena para o seu negócio e se faz sentido para o momento atual da sua empresa. De fato, é natural que haja esse tipo de dúvida e que você queira informar-se antes de tomar a decisão de contratar essa solução.

Pensando nisso, nós da Delta Business Coworking elaboramos um artigo para tirar todas as suas incertezas. Continue a leitura até o fim para conferir!

Começando do início: o que é coworking?

Antes de mais nada, se você tem dúvidas sobre a definição de coworking, é importante esclarecer do que se trata. Esse modelo propõe o compartilhamento de espaços de trabalho flexíveis por diferentes profissionais.

Dessa forma, em vez de alugar uma sala própria e arcar com despesas como aluguel, IPTU, água, luz, contas de internet e telefone, contratação de pessoas para a secretaria e compra de mobília, o coworker pode ter acesso a tudo isso pagando somente uma taxa pela utilização do espaço.

Principais benefícios do coworking

Agora que você já sabe do que se trata esse modelo, chegou a hora de analisar se coworking vale a pena para o seu negócio. Para isso, listamos alguns dos principais benefícios que a utilização desses espaços pode proporcionar. Confira!

Redução de custos

A primeira vantagem, evidentemente, é a redução dos custos. Ao comparar com todos os gastos para manter um ambiente de trabalho particular para uma só pessoa, um espaço de coworking pode resultar na economia de até 38% do valor, de acordo com a revista Exame.

A utilização de um espaço de coworking pode diminuir em até 38% as despesas com a manutenção do espaço de trabalho.

Ao colocar esses números na ponta do lápis, a escolha por um espaço de trabalho flexível se torna muito interessante, uma vez esses recursos economizados podem ser facilmente investidos em outras questões relacionadas ao negócio.

Gestão do ambiente de trabalho

Quando se tem um escritório próprio, além de ter que manter a empresa funcionando e gerenciar o time, o gestor fica responsável pelo microgerenciamento, tendo que estar atento a problemas do dia a dia, como manutenções, recursos disponíveis, compra de materiais, entre outros.

Optar por um serviço de coworking também gera muitas facilidades nesse sentido. O profissional passa a poder dedicar-se mais à parte operacional do negócio e deixa essa gestão de ambiente a cargo da empresa contratada para isso.

Estrutura pronta 

Muitos espaços de coworking contam com uma estrutura pronta para a utilização dos profissionais, incluindo escritórios, salas de reunião, internet de alta qualidade, cozinha e recepção. Tudo isso é equipado com ferramentas e acessórios de ponta, garantindo uma boa experiência de trabalho.

Networking

Como os espaços de coworking são compartilhados com diversos profissionais, ao utilizá-los, você pode aumentar sua rede de contatos com mais facilidade, trocando experiências e recebendo dicas diariamente.

Independentemente do momento em que sua empresa está, o networking é uma experiência enriquecedora. Ao invés de ter um escritório próprio e isolar-se para as oportunidades, você está sempre aberto para esse tipo de vivência.

Adaptabilidade do espaço de trabalho

Imagine que você alugou uma sala comercial que comporte sua empresa, que no momento tem dez funcionários. Graças ao bom trabalho, durante um ano, foi necessário fazer outras dez contratações, totalizando 20 colaboradores, porém seu espaço disponível não comporta esse número de pessoas.

A solução, nesse caso, seria alugar outra sala ou mudar-se. Em ambos os casos, será necessário fazer um grande investimento (além dos salários dos novos colaboradores). Isso pode acabar freando o crescimento de sua empresa.

Já em um espaço de coworking (ou espaço flexível), conforme você vai contratando mais pessoas, é muito mais fácil adaptá-las aos espaços compartilhados ou em salas privativas de diferentes tamanhos, que já têm lugares disponíveis para mais profissionais. 

Tipos de coworking

Hoje, existem diferentes tipos de coworking, que abrangem tanto os profissionais autônomos quanto as pequenas e grandes empresas. Isso faz com que o modelo seja viável para variados modelos de negócio. Confira as soluções oferecidas pela Delta Business Coworking!

O mais conhecido é  o Coworking Privativo, em que se contrata uma mesa de trabalho particular em um espaço compartilhado, e pode contar com toda a infraestrutura do local. É muito recomendado para profissionais independentes ou pequenos grupos.

Coworking privativo: um espaço de trabalho particular por um preço muito menor.

Já o Escritório Virtual é a solução para quem procura um endereço fiscal em um grande centro para abertura da sua empresa. Esse modelo também com serviços de secretariado para atendimento de ligações de modo profissional e local para atender clientes eventualmente.

Para equipes maiores, também há ótimas soluções. Para quem procura mais privacidade, temos o Escritório Privativo, em que a empresa tem à sua disposição um espaço de trabalho particular, equipado e mobiliado, e ainda acesso às facilidades e áreas de convivência compartilhadas, como recepção, cozinha e sala de reunião.

O modelo Built to Suit fornece um escritório personalizado conforme as necessidades da empresa. Dessa forma, é possível reduzir em até 40% os custos com o imóvel e ainda usufruir de um espaço com a sua cara e com serviços de qualidade.

Se você leu nosso conteúdo até aqui e concluiu que os espaços de coworking valem a pena, porém não sabe qual o modelo que se aplica ao seu negócio, acesse a calculadora da Delta Business Coworking!

Com essa ferramenta simples, você consegue calcular qual a melhor solução em coworkings para o seu negócio de acordo o número de posições de trabalho que você precisa. Clique no banner abaixo para conferir!