ARTIGOS

Como é trabalhar em um coworking?

Como é trabalhar em um coworking?

Você já imaginou como é trabalhar em um coworking? Para quem olha de fora, pode parecer uma ideia muito contemporânea, mas o primeiro espaço de trabalho desse tipo surgiu em São Francisco, em 2005. Ideias similares, entretanto, já existiam, como o hackerspace ‘C-base’, de Berlin, que foi fundado ainda em 1995. O conceito evoluiu, foi implementado e, atualmente, ganha mais força, especialmente em um mundo no qual tudo se torna cada vez mais flexível e móvel, sendo necessário, assim, maior praticidade, já que perspectivas mudam o tempo todo.

Mas como é, afinal, esse tipo de experiência? Quais são os benefícios? A primeira vantagem é o maior senso de comunidade, uma vez que se trata de um espaço partilhado, no qual diversos projetos são desenvolvidos. Em um ambiente como este, tal como em uma universidade, pessoas brilhantes acabam inspirando umas às outras. Com isso, percebe-se o aumento da motivação, bem como a melhoria da criatividade, tudo isso influenciado pela troca de ideias. 

O CEO da Quisar, Marcelo Teixeira, tem a sede da sua empresa em um coworking da Delta. O senso de partilha é um dos motivos mencionados por ele enquanto uma perspectiva positiva. Segundo ele, poder trocar ideias, experiências e até alcançar novos clientes é um ponto muito positivo, já que os relacionamentos no espaço acabam gerando novas oportunidades, inclusive de clientes.

Além da perspectiva do clima de trabalho e das possibilidades proporcionadas pelo networking, um outro ponto positivo é a facilidade de acesso, já que coworkings geralmente estão localizados em centros comerciais. Além disso, toda a estrutura proporciona facilidade na hora de trabalhar, uma vez que não há a necessidade de se preocupar com secretariado, móveis, internet e dentre outras questões consideradas ao se trabalhar em um escritório particular.

Marcelo também menciona tal benefício. “Também tem a facilidade de não ter que se importar com nenhuma parte relacionada à infraestrutura. Infraestrutura de primeira qualidade, tanto de limpeza, quanto de segurança. Não temos que nos preocupar com nada disso. Tudo isso fica por conta deles.” Ele, atualmente, trabalha, juntamente com seus colaboradores, na Delta. De acordo com ele, a experiência tem sido muito proveitosa, e todos da Quisar estão muito satisfeitos com o espaço físico, localização e infraestrutura.

 

Gostou do nosso artigo? Aproveite e leia também:

- Benefícios do Coworking para os mais diversos negócios