ARTIGOS

Dicas para diminuir os custos administrativos e operacionais da sua empresa

Dicas para diminuir os custos administrativos e operacionais da sua empresa

             Se você é empresário, é provável que já tenha sentido alguns dos efeitos da crise em seu negócio. Por mais que se opere com base em um planejamento estruturado, em tempos de retração econômica, a situação pode apertar.

            Nesses momentos, reduzir gastos é mais do que necessário. Afinal, para manter um crescimento sustentável, a sua empresa precisa gastar menos do que está arrecadando. No entanto, essa é uma tarefa que exige disciplina e precisa ser bem executada, para não afetar o desempenho do negócio.

            Para te ajudar, separamos as melhores dicas para diminuir os custos administrativos/operacionais da sua empresa. Confira!

 

ANALISE OS PROCESSOS E ENTENDA OS CUSTOS:

            O primeiro passo para ter mais controle sobre as finanças da sua empresa é analisar o andamento dos processos atuais. Liste todos os custos do seu negócio e atente-se para possíveis problemas de eficiência.

Assim, você consegue identificar gastos desnecessários e pensar em alternativas que possam reduzir as despesas. Muitas vezes, é possível substituir alguns serviços por opções mais baratas, como trocar o pacote de telefone ou internet por um plano mais econômico.

 

REDUZA DESPERDÍCIOS:

             É importante prestar atenção aos desperdícios que podem acontecer no dia a dia da empresa. Alguns dos exemplos mais comuns são papéis e impressões desnecessárias, ar condicionado ligado com as janelas abertas e uso irresponsável de água.

            No caso de indústrias, também é possível observar se existem desperdícios durante os processos produtivos, como sobras de materiais ou vazamentos.

 

ENVOLVA OS COLABORADORES:

             Um passo essencial para diminuir os custos administrativos é envolver toda a equipe de colaboradores no processo. Afinal, os funcionários estão mais envolvidos com os processos e podem identificar desperdícios mais facilmente e até mesmo sugerir boas soluções para economizar.

            Por isso, explique que a empresa passa por um momento de dificuldade e invista em campanhas de endomarketing para a conscientização de todos.

  

RENEGOCIE CONTRATOS E PAGAMENTOS:

            Em momentos de crise, quase todas as empresas passam por dificuldades. Por isso, é provável que os seus fornecedores estejam mais receptivos a renegociar os preços e as condições de pagamento praticadas.

            Caso isso não seja possível, outra opção é buscar novos fornecedores e parceiros que ofereçam condições melhores ou materiais alternativos por preços mais acessíveis.

 

MUDE PARA UM COWORKING:

             Uma das mudanças mais significativas que você pode fazer em relação aos gastos da sua empresa é aderir a um espaço de coworking. Isso porque os custos operacionais de manter uma sede própria podem ser bastante elevados e acabarem tornando o funcionamento da empresa insustentável.

            Assim, um escritório corporativo compartilhado pode ser uma ótima opção. Os gastos com a manutenção do espaço, como internet, energia e limpeza, passam a ser divididos com outras empresas e profissionais, o que acarreta uma grande economia.

            Além disso, é possível instalar o seu negócio em uma localização privilegiada, com fácil acesso para os clientes e colaboradores, sem ter que arcar com todos os custos de um aluguel na área nobre.

 

Gostou deste conteúdo? Se você quer saber mais sobre como um espaço de coworking pode ajudar a diminuir os custos administrativos/operacionais da sua empresa, entre em contato conosco!