ARTIGOS

A solução para profissionalizar a empresa em 2020

A solução para profissionalizar a empresa em 2020

Muitas empresas saem do papel quase que de improviso, motivadas pelo sonho empreendedor de criar, inovar e fazer a diferença. À medida que um negócio cresce, entretanto, torna-se essencial profissionalizá-lo, de forma que a evolução seja sustentável e continue a ocorrer com o passar do tempo. Um dos principais desafios, enfrentado por empresas de crescimento, é justamente essa profissionalização, que não deve, por exemplo, tornar os processos burocratas e complexos. Nesse sentido, é necessário que o percurso tenha a cadência ideal, de forma que não seja nem lento e nem rápido demais, tornando-se, assim, adaptável aos consultores. 

Pequenas mudanças

Todo negócio, quando cresce, necessita de novos talentos. À medida que os novos consultores chegam, no entanto, é fundamental que haja uma gestão de conhecimento eficaz, de maneira que os novos trabalhadores consigam se adaptar à empresa e, no caso de rotatividade, os conhecimentos não se esvaiam pelo caminho. Além disso, nessa primeira fase, é importante que haja uma alteração nos processos, mas a mudança principal, nas operações e na cultura, deve ocorrer posteriormente e aos poucos.

O novo e o velho

Nesse segundo momento, acontecem ainda mais contratações, dessa vez, para posições de liderança e de relevância. Junto a eles, novos processos são criados e alterados. A empresa, assim, se torna duas, uma vez que coexiste entre as lembranças do antigo e o vislumbre da novidade. É fundamental, assim, que os processos mais críticos sejam alterados e, até mesmo, criados. Ademais, é necessário que haja uma mudança de cultura da empresa, de forma que os consultores se adaptem ao seu crescimento e continuem motivados a entregar resultados. O investimento em Recursos Humanos e em ferramentas de motivações se torna, assim, essencial. Nesse momento, a empresa já precisa ter um planejamento estratégico claro, de forma que se saiba da missão, dos valores, bem como das metas e dos indicadores de cada uma delas.

Uma empresa madura

Ao crescer, é fundamental que empresas usem processos e sistemas ideais para lidar com a escala de forma eficiente. Para chegar nesse ponto, a empresa tem que ter contratado empregados com backgrounds distintos e conseguido integrá-los, de forma que se tornem um time coeso, sem tensões responsáveis por prejudicar o sucesso da empresa. Ademais, é fundamental que os processos sejam bem implementados e sejam claros para os consultores, uma vez que, à medida que uma empresa se solidifica, torna-se essencial saber onde encontrar cada informação, assim como as formas de organização. 

Em alguns casos, contratar uma consultoria externa pode ajudar, já que a grande dificuldade de pequenas em crescimento é encontrar o equilíbrio, de forma que a evolução se torne sustentável e administrável.

 

Gostou do nosso artigo? Aproveite e leia também:
- Por que contratar um coworking?