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3 dicas de mindfulness para melhorar a produtividade

3 dicas de mindfulness para melhorar a produtividade

Atualmente, a Mindfulness tem estado em alta, tratando-se de uma técnica eficiente para combater a ansiedade. Inspirada na tradição budista antiga, hoje é vista, pela comunidade científica, com bons olhos, em especial devido aos resultados observados. A Mindfulness é, na realidade, a atenção plena ao momento presente, podendo ser aplicada, assim, aos fenômenos mais corriqueiros do dia a dia.

Inspira-se na ideia de dedicar o foco total a qualquer atividade. Um exemplo claro é o ato de comer, por exemplo, que volta e meia é acompanhado pelo som de uma TV ou por olhadelas nas redes sociais. Ao dedicar foco à alimentação, é possível se saciar com mais agilidade, evitando-se, assim, compulsões alimentares. 

Logicamente, por se tratar de uma técnica ampla, pode ser muito útil durante o trabalho, em especial nos tempos atuais de quarentena, no qual o home office oferece inúmeras distrações. Então, este post pretende oferecer dicas de Mindfulness para aumentar a sua produtividade.

1: Foque a sua atenção nas tarefas do dia

Organize o seu tempo, de forma a ter prazos curtos e evitar, assim, o fenômeno da procrastinação. Uma dica é adotar ferramentas de gerenciamento de projetos para organizar o seu dia a dia, como o Trello, que oferece a possibilidade de separar uma determinada atividade em várias etapas. 

2: Crie um ambiente sem muitas distrações

Tente limpar o ambiente ao máximo, evitando locais bagunçados, que fornecem uma ideia de um dia a dia caótico. É importante, mesmo em home office, separar o local de trabalho, de forma que a sua mente entenda os momentos de concentração. Uma dica é desligar as notificações dos seus dispositivos, criar períodos específicos para ler e-mails ou realizar chamadas e evitar logar nas redes sociais enquanto estiver trabalhando. 

3: Crie uma rotina, com períodos de início e fim

O ser humano é moldado por rotinas e, nesse sentido, é primordial, além de um ambiente adequado, ter horários delimitados. Nesse sentido, mesmo diante da flexibilidade de horários, é importante se regrar para acordar em um horário específico, iniciando o trabalho em um determinado momento e o finalizando em período estipulado, de forma a encontrar, assim, uma rotina saudável, na qual seja possível combinar períodos de lazer, descanso e trabalho.

 

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