ARTIGOS

Coworkings no novo normal

Coworkings no novo normal

Os coworkings podem, à primeira vista, parecer inadequados para uma crise pandêmica, devido à diversidade de públicos que frequentam os espaços. Entretanto, as múltiplas modalidades deste tipo de negócio garantem a ele uma sobrevivência em qualquer cenário. Tais espaços são interessantes em momentos nos quais o isolamento social não é necessário, mas são igualmente fundamentais durante uma pandemia, já que oferecem algumas possibilidades distintas dos escritórios tradicionais. São, dessa forma, versáteis, adaptando-se às múltiplas realidades. 

Em uma realidade pautada pelo trabalho remoto, por exemplo, a Delta Business Coworking oferece os serviços de gestão de ligação, por meio de secretarias virtuais; gestão de correspondência; bem como abertura da empresa em endereços de prestígio. Tal possibilidade fornece, assim, toda a comodidade necessária para trabalhar de casa. Entretanto, existem também outras razões para aderir aos coworkings, como pode ser visto a seguir:

Uma nova forma de consumo

Especialistas têm notado uma mudança comportamental no consumo da sociedade, diante do Covid-19. Pode-se perceber, por exemplo, o crescimento das compras on-line, sinalizado no aumento das contratações da Amazon durante a quarentena. Já que os seres humanos adquirem hábitos facilmente, é provável que tais modificações e a preferência do consumo virtual se mantenham, em um ‘novo normal’. Nesse sentido, as empresas precisam se adaptar a esse cenário diferente para sobreviver, e uma alternativa poderia ser a opção por adotar o coworking, de forma a utilizar os escritórios apenas enquanto espaços para gerir a logística, não sendo necessário, assim, adotar locais privados e, por consequência, mais caros. Dentro dessa lógica, em um e-commerce, por exemplo, a modalidade de escritório virtual, ofertada pela Delta Business Coworking, pode se apresentar enquanto interessante. 

Redução de custos

Como o próprio trecho anterior sinalizou, houve uma modificação tangível nos padrões de consumo, que afetará o próprio lucro das empresas. Alguns resultados empresariais já foram divulgados e demonstraram uma queda brusca no faturamento. Nesse sentido, é necessário pensar em formas de reduzir os custos, de maneira a manter as margens anteriores. Os coworkings, dessa forma, são uma excelente alternativa, já que fornecem espaços compartilhados, em menor custo, além de também facilitarem a logística, uma vez que não é necessário contratar serviços ou se preocupar com infraestrutura. 

Realidade comunitária

Em uma realidade de crise, a cooperação é essencial para superar as dificuldades encontradas. O ambiente de networking, proporcionado pelo coworking, pode oferecer possibilidades de trocas, exemplificadas na formação de parcerias, ou mesmo oportunidades de crescimento, encontradas a partir da vivência com empreendedores distintos. Os contatos, assim, apresentam-se como fundamentais em um cenário como este, já que a competição perde o foco, diante de um momento no qual a colaboração se torna essencial e, ao mesmo tempo, incentivada. Os coworkings podem, por exemplo, proporcionar a conexão de negócios locais, um ingrediente chave para superar a crise. 

O novo normal

Tem-se falado muito sobre o novo normal e, no mercado de coworkings, como em qualquer um, é necessário que existam adaptações para uma realidade distinta, já que o convívio com o vírus passará a ser necessário por um tempo, pelo menos até a invenção das vacinas. Pensando neste cenário, a Delta Business Coworking tem se adaptado e já está um passo à frente. Os coworkings da empresa tiveram os seus chãos sinalizados com adesivos que direcionam o distanciamento social mínimo. Da mesma forma, há orientações nas paredes, com novas regras de higiene e convívio, bem como disponibilização de álcool em gel. 

Ademais, a empresa se comprometeu a adotar um processo de desinfecção rígido, higienizando os ambientes e superfícies a cada três horas, conforme recomendações dos órgãos de saúde. Os espaços, por sua vez, tiveram a sua capacidade reduzida, garantindo, assim, a segurança de todos. Mais uma vez, o coworking se apresenta enquanto alternativa prática, já que o gestor não tem a necessidade de se preocupar com tais questões, podendo contar com a Delta Business Coworking para a sua comodidade e dos clientes.

 

Conheça a Calculadora Delta BC! Uma ferramenta para você descobrir qual a melhor solução para o seu negócio. Acesse agora!