ARTIGOS

Como surgiu o coworking?

Como surgiu o coworking?

Em 2005, Brad Neuberg inventou coworking. Na época, ele trabalhava em uma startup denominada Rojo e estava insatisfeito com a experiência profissional. Além de atuar em tal empresa, Brad também havia trabalhado de forma independente e, devido a isso, ansiava por algo que pudesse lhe entregar a liberdade, independência e, ao mesmo tempo, uma estrutura comunitária, a partir do trabalho com outros.

Para solucionar o problema, Neuberg começou a trabalhar em projetos independentes e, ao mesmo tempo, criou um novo espaço que pudesse trazer a estrutura que precisava. Na época, já atribuiu o nome de coworking, conceito que cresceria nos próximos anos.

O primeiro coworking do mundo, então, foi fundado em São Francisco, em um local denominado Spiral Muse. Brad alugou o espaço, que era a sede de um coletivo feminista, e ofereceu cotas na Craigslist, um website repleto de anúncios. De forma ingênua, acreditou que diversas pessoas se interessariam pelo conceito, mas, depois de um mês sem nenhuma procura, percebeu que teria que ter uma postura mais ativa para encontrar novos membros.

Brad, então, foi responsável por criar, oficialmente, o conceito do coworking. Entretanto, ideias similares já existiam e provavelmente o inspiraram. Ainda em 1995, por exemplo, existia em Berlim um espaço hacker denominado C-base, sendo os espaços hackers considerados hoje como uma das principais influências para esse tipo de ambiente. Posteriormente, em 1992, foi fundado um espaço chamado 42 West 24, que chegou à cidade de Nova York e, nele, existiam mesas para equipes e indivíduos trabalharem.

Mas, pode-se considerar que o início oficial, desse tipo de comunidade, foi o ano de 2005. Posteriormente ao espaço de Brad, foi aberto, em 2006, o primeiro espaço coworking em Nova York, o Brooklyn Coworking. Três anos mais tarde, houve a Global Coworking Unconference Conference, que se estabeleceu enquanto a autoridade para a indústria coworking. Tal indústria, por sua vez, pôde se expandir rapidamente e, já em 2012, registravam mais de 2000 espaços ao redor do mundo. 

Hoje, a Delta tem orgulho de fazer parte dessa história e de auxiliar pequenos empresários a médias empresas a atingirem os seus objetivos. Nesse processo, a Delta faz parte de algo mais. Ela integra um movimento que já completou 15 anos de história, no qual os coworkings são um sintoma de um processo de transformação do mundo do trabalho. Nesse contexto de mudança, é necessário se antecipar ao futuro, e a Delta procura fazer isso a todo o tempo, entregando a melhor experiência possível e estrutura aos seus clientes.