O networking é uma ferramenta de alto valor e grande impacto nos negócios e em todas as áreas da sua vida, possibilitando uma evolução contínua em diversos aspectos.
Por ser bastante benéfico e ser um tema muito conectado ao universo do coworking, vamos falar um pouco mais sobre quais são os benefícios que você pode colher, ao utilizar esta ferramenta para ampliar seu círculo e gerar conexões interessantes.
Boa leitura!
A princípio, o networking surge como uma oportunidade, que tem como objetivo facilitar a conexão ou mesmo a criação de uma rede de contatos.O mesmo acontece com os modelos de trabalho onde se compartilham os espaços, os coworkings.
Se você conhece a estrutura de um coworking, já deve ter ouvido, que esta seria a melhor maneira de começar a conhecer pessoas que atuam no mesmo ramo e que já possuem experiência.
Entretanto, é preciso ir aos poucos e entender cada um desses conceitos.
Se o seu objetivo é conhecer melhor as vantagens do coworking, clique aqui e confira um post incrível sobre o tema.
No momento, vamos nos aprofundar no tema networking, que se refere ao seu trabalho em direção a criar uma rede de contatos.
Neste caso, você e seus contatos trocam informações, colaborando mutuamente e compartilhando experiências e oportunidades, trocando informações sobre negócios ou mesmo, sobre outros assuntos.
Não há limites ou regras para o networking.
Esses dois termos são bastante comuns e você pode ouvir os dois por aí, mas existe uma diferença básica entre eles.
O network descreve uma rede ou mesmo um grupo de indivíduos que estão conectados, onde esta ligação se dá por interesses profissionais.
Já o networking se refere a um trabalho em rede.
Nele, podem haver ações de expansão, movimentos, manutenção e até o aperfeiçoamento desses indivíduos, sempre em harmonia.
Agora que você já entende melhor o que é o networking, é chegada a hora de conhecer os benefícios que isso pode trazer à sua vida.
Com isso, podemos dividir em três principais grupos de vantagens. Vamos lá!
Enfim, o networking é capaz de gerar crescimento e expansão em todos os aspectos da sua vida, esteja você começando um negócio ou trabalhando a partir de uma empresa.
Inclusive, é válido destacar, que essa rede faz com que você tenha visibilidade e seja lembrado, aproveitando ao máximo cada instante e te ajudando a sair da zona de conforto.
O resultado, é que você consegue apostar no novo, se movimentar e entender que, para crescer, é sempre preciso fazer algo diferente.
Afinal, se você fizer sempre a mesma coisa, os resultados serão sempre os mesmos.
Para você ter uma ideia, a empresa The Adler Group realizou uma pesquisa onde mostra que mais de 80% das oportunidades são preenchidas por indicações.
Em termos simples, as relações fortalecem vínculos, estimulam o mercado, facilitam a contratação e permitem o crescimento.
Então, viva uma nova forma de trabalhar!
Se você quer saber onde as empresas prosperam, a dica é começar descobrindo como você pode criar a sua rede de contatos.
No geral, a dica é entender quem são as pessoas que estão ao seu lado agora e, qual o papel delas na sua rotina, seja pessoal ou profissional.
Os colaboradores, por exemplo, podem desempenhar diferentes papéis, sendo “apenas” funcionários ou realmente uma equipe, que luta junto a você em direção a uma missão e objetivo.
Além do mais, é importante sempre ter em mente que o aprendizado deve ser constante. Ou seja, você precisa buscar o desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Assim, você se torna uma referência, ao invés de ficar preso em uma “bolha”.
Invista em novos aprendizados e se mantenha atualizado através de eventos, palestras, workshops, rodas de conversas, cursos e muito mais.
Quando possível, envolva todos à sua volta para fazer parte dessa oportunidade de crescimento. Isso vale para colaboradores, sua equipe e até mesmo a sua família, amigos e aqueles que apoiam e acreditam no seu potencial, que são essenciais para uma rede sólida.
Enfim, aproveite também as redes sociais, que podem transformar toda a sua vida profissional, onde você pode se posicionar no seu mercado e conhecer novas pessoas.
Neste caso, a rede de maior valor é o Linkedin, que vem reunindo profissionais, marcas e empresas todos os dias.
Para que o networking funcione, é essencial desenvolver uma comunicação assertiva e eficiente.
Então, se você tem alguma dificuldade para conversar, informar e divulgar informações, comece a trabalhar esta habilidade.
Aos poucos, você vai notar uma melhora nas relações, expondo seus pensamentos de forma clara e direta, evitando erros e conflitos.
Ficou na dúvida? Comenta aqui embaixo e aproveite para estabelecer novas conexões e criar sua rede de contatos, em um dos nossos espaços, em qualquer uma das nossas unidades.
Saiba mais sobre os espaços que estão disponíveis na Delta Coworking!