Planejamento é fundamental para um bom desenvolvimento do trabalho e também na hora de concluir cada uma das tarefas. Portanto, para que você não se esqueça de fazer aquilo que precisa, aderir ao hábito de registrá-las é uma excelente dica.
Conheça agora sete aplicativos de organização que vão facilitar sua rotina, te ajudar a manter os compromissos em ordem e ser mais produtivo!
Se você já testou agenda, bloco de anotações e até mesmo post-it, é hora de começar a anotar suas obrigações de forma ainda mais tecnológica com algumas dessas opções disponíveis para Android e iOS.
Com mais de 10 milhões de downloads, a primeira sugestão de app para gerenciamento de tarefas é o Any.Do. Ele possui funcionalidades que permitem que você controle e crie atividades, eventos de calendário e até mesmo listas de compras.
Nele é possível criar lembretes com voz e até compartilhar suas obrigações diárias com outras pessoas — ideal para organizar atividades que são desenvolvidas em grupo.
É possível ainda integrá-lo a mais aplicativos da Google, como Calendar e Gmail, além de Outlook, WhatsApp, Slack, Amazon Alexa, etc.
Se você deseja um app para organizar o dia a dia que seja clean e prático, aposte no Any.Do.
Além de controlar suas atividades, o Daylio promete monitorar seu humor, já que nele é possível adicionar informações sobre como você está se sentindo em determinado dia.
Assim, ele funciona como uma espécie de organizador de tarefas, mas também como diário.
O app permite que você personalize os nomes dos humores, configure lembretes para não se esquecer de algo, restrinja o acesso por meio de PIN e exporte as informações em documento CSV.
Já se você deseja capturar ideias quando a inspiração bater à porta, localizar informações rapidamente, registrar reuniões, projetos, listas de tarefas e até salvar páginas da web para ler ou utilizar depois, o Evernote pode ser um dos apps de organização mais indicados para você.
Nele também é possível não só fazer anotações, como compartilhar informações e chamadas de “notas” com outras pessoas.
Com a integração da câmera do seu celular, uma grande diferença do Evernote é a possibilidade de digitalizar e organizar documentos, notas escritas à mão e até mesmo desenhos.
A opção de anexar documentos, PDFs, fotos e áudio também está disponível.
Pode ser que você já conheça o Google Agenda e até o utilize na sua organização pessoal, mas sabia que existe uma versão para celular? No app oficial da Google você encontra três maneiras de visualizar as suas tarefas: mensalmente, semanalmente ou diariamente.
Integrado ao Gmail, ele registra automaticamente voos, hotéis, shows, reservas de restaurantes e até as reuniões via Google Meet que você confirmou presença.
E se você tem metas pessoais que deseja realizar, “estudar inglês”, por exemplo, o Google Agenda programa um horário para elas automaticamente.
Sabe aquelas ideias que surgem de repente? No Google Keep, você pode guardá-las rapidamente.
Se você não quiser digitar, dá para gravar uma nota de voz que será transcrita automaticamente. Os registros também podem ser feitos por meio de imagens. É só fotografar um recibo ou documento e organizá-los dentro do app.
Para ajudar na organização, é possível adicionar cores e marcadores em cada uma das notas e definir lembretes com base em um endereço para abrir a lista assim que você chegar nele, como na hora de ir ao supermercado.
A técnica Pomodoro tem como objetivo auxiliar aquelas pessoas que precisam de mais produtividade no trabalho. Desenvolvida nos anos 1980 por um italiano, Francesco Cirillo, que utilizou um timer de cozinha para organizar as tarefas da faculdade, ela permite que você execute atividades dividindo-as em blocos de concentração.
Sendo assim, você realiza determinada tarefa por 25 minutos e, na sequência, faz uma pausa de 5 minutos na qual é possível beber água, ir ao banheiro, tomar um café, etc.
Existem muitos aplicativos disponíveis na internet que utilizam essa técnica, mas uma boa sugestão é o Pomodoro Timer Lite.
Depois de criar uma lista de compromissos a serem realizados, você deve selecionar a que vai executar naquele momento e o Pomodoro começará a cronometrar em tempo real automaticamente. Sendo que a cada quatro ciclos, os intervalos podem ser maiores — de 10 a 30 minutos.
Por fim, a sétima e última sugestão de aplicativo para organizar a rotina diária e gerenciar melhor seu tempo é um planejador de tarefas que já faz sucesso no desktop, mas que também pode ser utilizado no celular: o Trello.
Por meio da criação de quadros para organizar tarefas, que podem ser usados de forma individual ou compartilhados com outras pessoas, é possível personalizar fluxos de trabalho para diversos projetos.
Em cada quadro (projeto), você cria uma lista e adiciona as descrições das atividades, anexa arquivos do Dropbox e Google Drive, adiciona fotos e vídeo, faz checklists e muito mais.
Gostou das sugestões de aplicativos para organização de tarefas? Sem dúvidas, algum deles vai te ajudar a trabalhar melhor em qualquer ambiente, seja na empresa, no home office ou até mesmo em um coworking.
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